JHS Pedals adicionou três novos pedais de efeitos de $99 à Série 3: Rotary Chorus, Tape Delay e Oil Can Delay.
JHS 3 Series
A JHS Pedals 3 Series conta agora com três novos modelos: Rotary Chorus, Tape Delay e Oil Can Delay. Cada efeito segue o design simples do restante da linha, com um layout de três botões de controle e um interruptor para variações adicionais.
Com um preço de $99 cada, valem a pena ser conferidos, já que Josh Scott projecta circuitos incríveis. Esses três novos pedais acessíveis são baseados em efeitos vintage clássicos, proporcionando timbres fantásticos para explorar.
Tape Delay
Este pedal presta homenagem à história do delay de fita, que começou no final dos anos 1940 com o trabalho pioneiro de Les Paul, usando gravadores de fita em série. Ele também se inspira em inovações posteriores, como o Echosonic de Ray Butts (1953), o Echoplex EP-1 (1961) e o Roland Space Echo (1974).
Warble & Flutter
O 3 Series Tape Delay oferece controlos simplificados para os músicos modernos. O botão Mix mistura o sinal original (dry) com o sinal atrasado (wet). O controlo Tape Speed ajusta o tempo do delay, simulando as variações de velocidade das antigas máquinas de fita. O botão Repeats define a quantidade de repetições do eco, indo desde um único slapback até múltiplas repetições decrescentes.
Um interruptor Flutter adiciona um efeito de modulação súbtil, simulando o desgaste natural dos mecanismos de fita antigos. Isso recria o desejado warble e flutter característicos dos delays de fita clássicos. O pedal oferece tempos de delay entre 15ms e 950ms.
Rotary Chorus
O efeito de alto-falante rotativo, um pilar da música há décadas, agora está disponível num pedal acessível e fácil de usar.
Criado originalmente pelo altifalante Leslie para órgãos Hammond, esse efeito produz um som giratório e semelhante ao efeito Doppler, ouvido em inúmeras músicas icónicas, desde It’s Only Love dos Beatles até Black Hole Sun dos Soundgarden.
Altifalante Leslie
O novo JHS 3 Series Rotary Chorus captura esse tom clássico. Seus controles são simples: o botão Intensity ajusta a profundidade do efeito, enquanto Speed controla a velocidade da rotação. Um interruptor Room adiciona um toque de reverberação, simulando a captação de um microfone num altifalante Leslie real.
O pedal também inclui um controlo de Volume para ajustar a saída geral.
Oil Can Delay
Este é um caso interessante e com uma história única, por isso deixei por último. O Oil Can Delay é inspirado nas peculiares unidades de delay eletrostático dos anos 1960.
Esses dispositivos originais, inventados por Ray Lubow da Tel-Ray Electronics, usavam tambores preenchidos com óleo e cabeçotes de borracha para criar um efeito de eco distinto, com características de vibrato e slapback.
Lubow licenciou essa tecnologia para grandes fabricantes de amplificadores como a Fender e a Gibson antes de lançar a sua própria marca, Morley.
Nels Cline
O renascimento dessa tecnologia vintage surgiu após uma conversa entre o fundador da JHS, Josh Scott, e o guitarrista dos Wilco, Nels Cline, no Solid Sound Festival de 2022. O pedido de Cline por um delay no estilo oil can levou a JHS a desenvolver um pedal exclusivo, que ele usou nos álbuns Cruel Country e Cousin dos Wilco.
Embora não seja um pedal exclusivo de assinatura, o JHS Oil Can Delay é um resultado directo da inspiração de Cline. O pedal apresenta controlos de Mix (equilíbrio entre eco e sinal limpo), Speed (tempo do delay entre 100ms e 330ms), Feedback (número de repetições) e um interruptor +/- para alternar entre modulação leve e intensa.
A velocidade da modulação está ligada ao tempo do delay, simulando o warble das unidades de óleo originais. O JHS Oil Can Delay traz esse som clássico e incomum para uma nova geração de músicos.