Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
O futuro MSW-820 da Michigan Synth Works vai combinar dois oscillators ao estilo Roland com o filtro Caveman Totem de 16 modos.

A Michigan Synth Works é uma empresa pequena mas cheia de carácter. Oferece várias recriações de instrumentos menos valorizados na história dos synths, como o EDP Gnat e o Roland MSW-810, um expander monofónico feito para trabalhar com o sistema de produção musical CMU-800 de 1983. Hoje, a MSW anunciou um novo synth baseado no 810, o MSW-820, com dois oscillators e um filtro de 16 modos particularmente flexível.
Adeus 830, olá 820

Os leitores mais atentos talvez se lembrem da notícia sobre o MSW-830, uma versão com três oscillators do 810. Esse projeto parece estar em pausa (pena), mas, por outro lado, temos agora o 820 para esperar (boa notícia).

Basicamente, é a secção analógica do 830 num tamanho mais manejável (e pronto para Eurorack). O MSW-820 começa com dois oscillators baseados no gerador de som do Roland MC-202 (o mesmo do 810). Oferece ondas dente-de-serra e quadrada, com um slider que pode permitir a transição entre elas. Além disso, tens PWM modulável por LFO, envelope ou manualmente (como no 202), modulação de pitch via envelope (oscillator um) e LFO (oscillator dois) e sync. Na secção de mistura, encontras um sub-oscillator com duas definições e um gerador de ruído.
16 modos de filtro

É aqui que a coisa começa a aquecer. Além de synths de secretária, a MSW também faz módulos Eurorack, alguns em colaboração com a Neutron Sound sob o nome Caveman. O Totem Pole Mixing Multimode VCF é a origem da secção de filtro no novo 820 e é um verdadeiro monstro. Baseado no chip OTA 3109 usado no SH-101, MC-202 e Jupiter-8 (entre outros), oferece 16 modos diferentes, incluindo lowpass de 24, 18, 12 e 6 dB/Oct, notch de 12 dB/Oct, allpass de 18 dB (phase) e várias combinações.

A modulação do filtro inclui envelope dedicado, LFO, Pitch e fontes externas de CV.

Modulação e ligações
A fechar as secções de síntese subtractiva do MSW-820 tens um envelope de modulação e um LFO sincronizável com controlos de Shape e Fade.

Quanto a ligações, nada está identificado na fotografia, mas com base nas especificações citadas e nas imagens, podemos adivinhar que tem entradas e saídas externas, CV e MIDI, além de uma porta USB-C.

Preço e disponibilidade
É uma pena que o 830 esteja em pausa, mas o 820 promete ser um synth muito apelativo. A secção de filtro, em particular, levanta expectativas.
A Michigan Synth Works promete que o MSW-820 está “para muito breve”. Preço por determinar.