Após um período de gestação tipicamente longo, parece que o Behringer RD-78 finalmente entrou em produção!
O Behringer RD-78 finalmente foi revelado e estará disponível para encomenda dentro de um ou dois dias. Cumprindo finalmente a promessa de um produto que foi apresentado pela primeira vez há alguns anos, o RD-78 tem como objetivo emular o clássico Roland CR-78, a primeira caixa de ritmos programável do mundo.
O impacto do CR-78 foi tal que transcendeu a típica caixa de madeira usada para acompanhar órgãos e permitiu aos utilizadores programar os seus próprios ritmos através de um dispositivo adicional. Os seus sons ainda estavam algo enraizados no estilo analógico antigo, mas já havia indícios do que estava por vir.
O Behringer RD-78
Agora, a Behringer, no seu estilo característico, captou a essência e os sons do original e colocou-os numa caixa muito mais prática, com recursos modernos. Para começar, a programação é feita diretamente no próprio aparelho, sem necessidade de acessórios adicionais.
Com um aspeto que lembra uma mini 808, graças ao seu sequenciador no estilo x0x, aqueles sons inconfundíveis estão agora facilmente acessíveis e programáveis numa interface familiar no RD-78. Cada som tem o seu próprio controlo de volume, e existem interruptores para as variações sonoras.
Variações e Conexões
Falando em variações, todas as funções de preenchimento (fills) estão presentes, juntamente com os efeitos de Fade In e Fade Out. Existem 34 padrões predefinidos e o sequenciador permite encadear padrões em músicas com até 250 compassos. Há também uma prática função de silenciamento de sons (drum mute), que permite remover sons sem alterar os controlos de volume individuais.
Na parte traseira, o RD-78 conta com 10 saídas individuais, uma saída Mix, entradas para pedais de controlo, MIDI In e Out de 5 pinos, além de USB. Também possui conexões Sync In e Out, bem como uma entrada para auscultadores na parte superior da unidade.
