Já passaram mais de dois anos desde que a Behringer mostrou pela primeira vez o SDS-3, mas agora ele está aqui — e pronto a comprar!
Se 2025 foi o ano de alguma coisa, foi o ano dos sintetizadores de percussão! E agora podemos adicionar o Behringer SDS-3 a essa lista. Sem vergonha de ser um clone do original revolucionário de 1978, desenhado pela lenda e pioneiro dos eDrums, Dave Simmons.
Foi o precursor do som e visual icónicos das baterias Simmons que dominaram os anos 80 e continuam a ser muito procurados até hoje. A Behringer afirma ter reproduzido fielmente os circuitos originais — e, visualmente, o resultado está impressionante!
O SDS-3 é essencialmente composto por quatro módulos de sintetizador de percussão idênticos, que podem ser ajustados e afinados para replicar sons de bateria tradicionais — de forma totalmente analógica — além de uma secção de efeitos com um LFO que pode ser usado individualmente em cada módulo.
Os sons são, como seria de esperar, muito característicos da época, o que os torna extremamente interessantes e divertidos de explorar. Cada módulo tem controlos de pitch, decay e bend bidirecional, um nível de Impact que altera o ataque do som, e geração de ruído para pratos e outros efeitos.
Cada módulo pode ser disparado por controlo de voltagem individual, bem como via MIDI, mas o modo de disparo mais curioso é o MIC trigger. Este permite ligar um microfone para usar como disparador — por exemplo, microfonar uma tarola acústica, enviar o sinal para um som de tarola no sintetizador e usá-la como trigger.
Parte Traseira
Na parte de trás, encontram-se as ligações usuais USB e MIDI Thru, saídas de áudio, além de uma entrada útil para Pitch Pedal e outra Decay Kill (para usar com pedal de Hi-Hat e simular o fecho). Tudo vem alojado na já familiar caixa de secretária da Behringer, sendo também compatível com Eurorack.
