A Rainger FX acaba de anunciar o Razor Fuzz, um pedal de fuzz com o que descrevem como um circuito original com um efeito fuzz intenso e gateado. Perfeito para músicos que gostam de tons de fuzz gateados e “spitty”; no entanto, tem um pouco mais do que um fuzz agressivo por dentro.
Fuzz Analógico
O lado fuzz é um circuito analógico com controlos de Volume, Tone, e o interruptor Extra (no topo da unidade) que adiciona mais ganho ao fuzz, acrescentando médios agudos, com menos graves.
Plectro Digital
O plectro digital acrescenta um efeito único a este pedal fuzz analógico e leva todo o efeito a novos patamares. Tem o seu próprio controlo de Volume do Plectro, para equilibrar quanto do som do ‘plectro’ se ouve.
Isto permite aos utilizadores definir o nível para qualquer um dos quatro modos diferentes de plectro.
Modos de Plectro
É difícil descrever os sons do plectro digital, por isso sugiro ouvir o vídeo de demonstração acima para perceber melhor o que esperar.
As seguintes descrições da Rainger FX tentam explicar estes quatro modos digitais de plectro:
- Sandpaper (Lixa) acrescenta um impacto percussivo e rugoso à guitarra, tornando os acordes graves mais marcantes e as notas agudas mais nítidas — como o plectro de seispence do Brian May em versão turbo, por vezes até parecido com uma cabasa.
- Metal oferece um efeito brilhante de “harmónico pinçado”, transformando solos fuzz de alto ganho em metal clássico, com um ataque techno em cada nota.
- Metal long introduz um efeito selvagem e imprevisível, criando um efeito de modulador em anel aleatório quando misturado com notas simples. O modo 1-note, afinado para a tonalidade da tua música, adiciona uma nota constante e afinável sobre os acordes ou uma harmonia da nota raiz nas linhas principais.
Curiosamente, combinar Metal long com 1-note cria a sensação distinta de um pianista de rock ‘n’ roll, canalizando o espírito de Mike Garson, a improvisar contigo. Há um controlo dedicado de Pitch para o modo 1-note.
O controlo de tone também afeta as vozes do plectro, pelo que podes ajustá-las um pouco. Já o interruptor extra não tem impacto sobre elas. Se não quiseres o plectro digital, basta baixar o volume do plectro a zero.
O pedal é true bypass, funciona com fonte de alimentação externa e requer 9V centro negativo, com um mínimo de 70mA.
Veredicto
A Rainger FX já criou pedais bastante invulgares, incluindo o Mini Bar, que analisa líquidos para ajustar o efeito de overdrive.
Este novo Razor Fuzz vai agradar a músicos que procuram algo diferente e pode ser uma ferramenta criativa interessante para experimentar.