A guitarra “Arm the Homeless”
Os Rage Against the Machine entraram em força na cena musical com Tom Morello a empunhar a guitarra Arm the Homeless, construída por ele próprio a partir de várias peças. Agora, em parceria com a Fender, essa guitarra foi recriada e é hoje conhecida em todo o mundo.
A guitarra artesanal recriada
A Fender reproduziu de forma muito fiel a guitarra original construída por Tom Morello, mantendo todas as suas particularidades. O corpo é em amieiro (alder) e pintado em Blue Ice Metallic, com o gráfico “Arm The Homeless” inspirado em hipopótamos e no slogan que Morello colocou na original.
Tem braço em ácer (maple) pintado de preto, escala em rosewood e headstock em formato “hockey stick”. A escala tem raio de 15″ e 22 trastes medium jumbo.
Pickups EMG
Inclui um EMG 85 na posição da ponte e um EMG H na posição do braço. Existe um controlo de volume individual para cada pickup e um controlo de tom geral. O selector de três posições permite efeitos tipo killswitch ao baixar um dos volumes para zero.
Sem electrónica sofisticada: apenas pickups activos e técnica básica, que era a forma como Morello criava os seus efeitos de stutter.

Gotoh
Este modelo vem equipado com uma ponte tremolo Gotoh GE1996T Series Double-Locking embutida, pestana de bloqueio (locking nut) e um conjunto de afinadores de bloqueio selados de luxo.
Conclusão
Se és fã dos Rage Against the Machine ou de Tom Morello, esta pode ser a guitarra ideal para ti. Não é tão discreta como a sua guitarra de assinatura Soul Power, devido aos seus gráficos, mas para fãs isso faz parte do apelo.
É interessante ver uma guitarra com headstock em branco a ser vendida pela Fender, o que a torna bastante única. Além disso, a Fender inclui no seu site o seguinte aviso:
“A arte deste produto inclui um símbolo de ‘Martelo e Foice’ que pode ser restrito ou proibido em certas jurisdições.”
Preço e disponibilidade
O modelo Tom Morello Arm The Homeless está disponível por: €1799,00.
