Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Este gerou bastante burburinho na NAMM, quando a Valeton o apresentou pela primeira vez. O Valeton GP-5 tem o tamanho de um ToneX One, inclui um carregador de perfis NAM, multi-efeitos e afinador, e chega a um preço muito acessível.

Da NAMM para o NAM: Modelação de amplificadores open-source para todos!
De tempos a tempos, surgem novas tecnologias no mundo da música que mudam completamente o jogo. No caso das guitarras, essa mudança tem sido a modelação de amplificadores. Mas durante anos, esteve restrita a formatos proprietários. Ou seja, podias criar um modelo para um Kemper ou um Quad Core, mas não o podias transferir para outro modelador.

Em 2018, Steven Atkinson criou o NAM (neural amp modeler), um plugin e formato de perfil open-source que veio mudar isso.

Ao longo destes sete anos, a comunidade em torno do NAM cresceu imenso, criando milhares de perfis gratuitos e apoiando o Steven no desenvolvimento contínuo do projeto. Mas só nos últimos dois anos é que o NAM deu o salto de plugin gratuito para o teu DAW para funcionar também em hardware dedicado. O Dime Head foi o primeiro pedal a incluir um carregador de perfis NAM.

Mais recentemente, a Darkglass lançou o Anagram. Eu prevejo que, dentro de 2 a 3 anos, todas as plataformas principais – do Kemper ao Quad Core, passando pelo ToneX e pelo Line 6 Helix – irão suportar de alguma forma o formato NAM. Se estás curioso, o Valeton GP-5 pode ser o ponto de partida ideal.

Valeton GP-5: Carregador de perfis NAM, pedal multi-efeitos e muito mais!
Este pequeno pedal oferece uma quantidade surpreendente de funcionalidades, tanto para o seu tamanho como para o preço. O Valeton GP-5 inclui 100 (!) efeitos diferentes. E é possível carregar até nove deles num único preset. Além disso, o GP-5 permite carregar perfis NAM. Assim, podes fazer o download gratuito de milhares de capturas de amplificadores de alta qualidade através do Tone3000 e usá-las de imediato no teu setup (não te esqueças de doar ao Steven e à comunidade do Tone3000)!

O GP-5 vem ainda com 50 respostas ao impulso (IRs) que reproduzem uma grande variedade de colunas. Também é possível carregar até 20 IRs de terceiros. No que toca a modelos NAM, o GP-5 já vem com 50 perfis incluídos e permite adicionar mais 30 da tua própria escolha.

Tudo isto pode ser guardado em 100 slots de presets. Este pequeno pedal pode ser o primeiro da cadeia, o último, ou até toda a cadeia—tu decides!

Afinador, interface áudio e conectividade Bluetooth
Mas não fica por aqui. A alteração e criação de presets pode ser feita sem fios, através da aplicação dedicada da Valeton (para Android ou iOS), ou diretamente no computador por USB-C (Mac e Windows). Quando ligado ao computador, o GP-5 funciona também como uma interface áudio 2 entradas / 2 saídas.

Podes ligá-lo, abrir o teu DAW e gravar diretamente as tuas partes de guitarra (a 44.1 kHz, 16-bit)! O GP-5 também suporta áudio por USB, o que te permite fazer re-amping através do pedal. O pedal suporta ainda áudio por Bluetooth, ou seja, podes transmitir o que estás a tocar para o smartphone (com alguma latência).

O GP-5 inclui também um afinador dedicado. Se estiveres a praticar em casa, podes ligar os teus auscultadores preferidos diretamente à saída do pedal. Se estiver montado na pedalboard, o GP-5 tem entrada mono e saída estéreo não balanceada.

O seu único footswitch funciona de quatro formas diferentes, dependendo do modo ativo: mudar de patch, ativar o afinador, ativar um efeito na cadeia ou ativar um patch. Também parece incluir funcionalidade MIDI incorporada, o que poderá permitir controlar patches e parâmetros através de um pedal MIDI dedicado com uma futura atualização de firmware.

Quanto custa o Valeton GP-5?
Claro que, como acontece com qualquer equipamento digital, se algo deixar de funcionar, todo o teu setup virtual pode ir por água abaixo. E sim, pode não soar tão perfeito quanto opções topo de gama como o Axe-FX ou o Quad Core. Mas, por um preço de venda recomendado de 80 libras, o Valeton GP-5 é uma excelente porta de entrada para o mundo da modelação de amplificadores. Ou pode mesmo ser o único pedal de que precisas para praticar em casa.