Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Em 1990, antes de “Smells Like Teen Spirit” existir como música, Kathleen Hanna, então vocalista da banda Punk feminista Bikini Kill e uma das figuras centrais do movimento riot grrrl, teve um encontro com Kurt Cobain que se tornou um dos momentos mais curiosos da história do Rock.

Recentemente, Kathleen participou num episódio do podcast Music Makes Us, produzido pela Rock & Roll Hall of Fame, no qual conversou com Olivia Rodrigo e revelou detalhes da sua contribuição para o título da icónica música do Nirvana, surpreendendo a jovem cantora.

Segundo relatos e entrevistas de Kathleen Hanna ao longo dos anos, em agosto de 1990, ela e Cobain saíram juntos em Olympia, no estado de Washington (EUA), e passaram a noite bebendo e fazendo declarações políticas, além de grafitarem em muros de locais que viam como simbólicos da opressão social.

Quando Hanna escreveu na parede “Kurt smells like Teen Spirit” com uma caneta permanente, a frase vinha de uma piada interna entre ela e Tobi Vail, baterista das Bikini Kill e namorada de Cobain na época. Elas acharam engraçado o nome de um desodorizante feminino chamado “Teen Spirit” e Kathleen imaginou que Kurt “cheirava” como o produto depois de passar tempo com Vail.

Cobain viu a frase no dia seguinte e gostou daquilo como um conceito artístico, sem nem saber que “Teen Spirit” era um desodorizante, interpretando a frase apenas como uma espécie de slogan revolucionário sobre “espírito adolescente”.

Meses depois, já trabalhando em canções para o próximo álbum dos Nirvana, Cobain usou aquelas palavras como título da música que se tornaria o maior sucesso da banda e um dos hinos do Rock.

Ao influenciar directamente o título do primeiro single do icónico disco Nevermind (1991), Hanna comentou o episódio também durante a promoção de sua autobiografia Rebel Girl: My Life as a Feminist Punk, ressaltando que o momento era apenas uma brincadeira entre amigos, sem nenhuma ambição de ser algo artístico.

Como você pode ver no vídeo, a líder das Bikini Kill contou que ela e Cobain estavam muito bêbados na ocasião que originou um dos maiores hits do Grunge:

É muito constrangedor, mas foi tipo, eu e Kurt estávamos super, super bêbados – eu não deveria dizer isso; crianças, não bebam. Eu estou sóbria, na verdade, mas quando eu era nova, eu e Kurt ficamos super bêbados e fomos para a floresta. E depois nós fomos para a cidade e acabamos voltando para o apartamento dele, e nós, tipo, quebramos todas as coisas no escuro. Eu comecei a escrever coisas na parede e depois eu escrevi ‘Kurt Smells Like Teen Spirit’ [Kurt tem cheiro de ‘Teen Spirit’, nome de um desodorizante]. E quando eles [Nirvana] foram gravar o disco deles, ele [Kurt] me procurou e disse ‘Ei, posso usar aquela linha?’ E eu fiquei tipo, ‘Eu não faço ideia de como você usaria ‘Smells Like Teen Spirit’ numa música’. E então tornou-se um dos títulos mais famosos que já existiram.

O resto é história.