Naquele período a música não apenas reflectia o que estava acontecendo no mundo, como também influenciava comportamentos, visual e atitude. Um exemplo disso foi o movimento Punk Rock, que mudou para sempre o curso da indústria musical.
Através de acordes simples, letras contestadoras e uma energia bruta, bandas como Sex Pistols e The Clash, que foram símbolos do movimento, criaram canções que se tornaram a banda sonora de uma juventude descontente.
A cena musical também foi surpreendida com obras mais voltadas ao rock clássico com influências do folk, de artistas como Bruce Springsteen, que também teve o seu lugar de destaque nos Anos 70. E é impossível não lembrar os grandes momentos protagonizados por David Bowie e pelos Queen, que conseguiram unir com mestria suas músicas a performances memoráveis.
Entendendo a dimensão musical daquele período, o Acclaimed Music, plataforma que reúne listas e análises da crítica especializada mundial ao longo dos anos, usou um recurso próprio para conseguir definir quais são as melhores músicas dos Anos 70.
Suas listas são compiladas a partir de comparações feitas entre as músicas que aparecem nas listas umas com as outras em pares. E, nessas comparações, as listas dos críticos são ponderadas seguindo alguns fatores estipulados pelo portal, como já explicamos por aqui.
Top 10 das melhores músicas dos Anos 70 segundo a ciência (clica para ver no Youtube):
- Queen – “Bohemian Rhapsody”
- Sex Pistols – “God Save the Queen”
- Stevie Wonder – “Superstition”
- David Bowie – “Heroes”
- John Lennon – “Imagine”
- Led Zeppelin – “Stairway to Heaven”
- The Clash – “London Calling”
- Sex Pistols – “Anarchy in the U.K.”
- Bruce Springsteen – “Born to Run”
- Marvin Gaye – “What’s Going On”
