Foi nesse período que guitarras potentes foram misturadas com sintetizadores, e o Rock, o Pop e outros géneros recém-surgidos como o New Wave ajudaram a moldar um novo panorama sonoro.
A diversidade musical daquela época destacou hinos do Hard Rock e do Pop, mas também chamou atenção para o fortalecimento do movimento Indie, que através de bandas como The Smiths e The Cure apresentou ao público canções melancólicas e extremamente profundas.
Além disso, a geração dos Anos 80 foi apresentada a canções mais experimentais envolvendo o Hip-Hop, com artistas como o Public Enemy explorando letras mais contestadoras nas músicas e até incluindo elementos do Rock nas suas obras.
Entre tantas canções icónicas lançadas naquele período, o Acclaimed Music, plataforma que reúne listas e análises da crítica especializada mundial ao longo dos anos, usou um recurso próprio para conseguir definir quais são as melhores músicas dos Anos 80.
As listas são compiladas a partir de comparações feitas entre as músicas que aparecem nas listas umas com as outras em pares. E, nessas comparações, as listas dos críticos são ponderadas seguindo alguns factores estipulados pelo portal, como já explicamos por aqui.
Top 10 das melhores músicas dos Anos 80 segundo a ciência (clique para ver no Youtube):
- Guns N’ Roses – “Sweet Child O’ Mine”
- The Smiths – “How Soon Is Now?”
- Talking Heads – “Once in a Lifetime”
- Public Enemy – “Fight the Power”
- The Smiths – “There Is a Light That Never Goes Out”
- New Order – “Blue Monday”
- Prince and The Revolution – “When Doves Cry”
- Grandmaster Flash and The Furious Five – “The Message”
- Joy Division – “Love Will Tear Us Apart”
- Michael Jackson – “Billie Jean”
