Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Em 1972, os T-Rex lançaram um dos seus maiores sucessos: “Children of the Revolution”. Décadas mais tarde, como uma maneira de homenagear o saudoso vocalista e guitarrista Marc Bolan, Zak Starkey resolveu chamar um elenco de peso para regravar a faixa em questão de maneira beneficente. No entanto, Axl Rose, que participou na iniciativa, estaria impedindo o lançamento da versão até hoje, por simplesmente não devolver a gravação master. 

Tudo começou quando, em abril do ano passado, o ex-baterista dos The Who publicou nas redes sociais os bastidores por trás da releitura. Com colaborações ainda do próprio pai, Ringo Starr, além de Elton John e a dupla Slash e Duff McKagan, guitarrista e baixista do Guns N’ Roses, a música começou a nascer no Rock in Rio 2017, segundo o músico:

Por volta das 15h, no dia do show do The Who e do Guns N’ Roses no Rock in Rio 2017, eu e o Duff fomos a um estúdio local e gravamos o baixo para uma versão de ‘Children of the Revolution’. Meu pai gravou a bateria em Los Angeles (enquanto eu improvisava no baixo) e, depois, no Rio, o Duff fez as linhas de baixo. Algumas semanas após a turnê, gravamos as guitarras em Nova York com o Slash e enviamos para o Elton, que tocou piano de maneira incrível. A Sshh [Liguz], minha esposa, se encontrou com o Axl, que disse que gostaria de cantar e ele arrasou e fez vocais impressionantes. Acredito e espero que ele esteja mixando a faixa agora. Vamos leiloá-la em prol do Teen Cancer, sem as gravadoras gananciosas querendo lucrar.

Apesar de ter colocado a responsabilidade no vocalista dos GN’R, nada aconteceu. Assim, em fevereiro, Starkey fez um apelo público para que a faixa visse a luz do dia. 

Disponibilizando um pequeno trecho da gravação e mencionando novamente que os lucros seriam destinados à fundação Teenage Cancer Trust, que ajuda adolescentes britânicos com cancro, escreveu:

Vamos lançar essa música e ajudar esses adolescentes de quem, como músicos, dependemos tanto. Se esperarmos muito mais, alguns desses jovens guerreiros talvez não tenham tempo suficiente para ouvi-la. Tudo o que for arrecadado com essa música será destinado ao Teenage Cancer — se ela for lançada, o que depende totalmente dos incríveis participantes nos darem o sinal verde.    

Diante da falta de retorno, Zak agora decidiu agir mais incisivamente. Numa nova publicação na última sexta-feira (22), o baterista suplicou para que Axl devolvesse a fita de gravação original do cover que está em sua posse, pois, só assim, seria possível lançá-lo.

Estimando que a faixa geraria US$ 2 milhões (aproximadamente R$ 10,8 milhões na cotação atual) para a organização mencionada, o artista apelou: 

Querido Axl Rose, por favor me devolva a gravação master dessa faixa. Eu e minha esposa Sshh passamos três anos preparando essa homenagem para Bolan para o Teen Cancer e, sem a master de ‘Children of the Revolution’ – que meu pai, Sshh e eu rearranjamos para incluir uma seção modulada para a guitarra do Slash, outra para o solo de baixo do Duff e bastante espaço para o Elton, antes de você pedir à Sshh para cantar — nada anda pra frente. É frustrante que a fita esteja engavetada, já que a Christie’s [casa de leilões] avaliou que poderia gerar 2 milhões de dólares para o Teen Cancer. Vamos lá, cara […]. Estou esperando há 7 anos pela master final, que me foi enviada em mp3 no dia 4 de maio de 2018… Eu preciso de um WAV para o disco, não de um mp3.

Até ao momento, nenhum dos outros envolvidos se pronounciou. Ao que tudo indica, a canção integraria um álbum beneficente com contribuições de Iggy Pop, Richard Ashcroft (The Verve), membros dos The Smiths e dos The Pretenders, além de “mais de um Beatle”.