Sucessor do aclamado “Happiness Bastards” (2024), o material apresentará 11 faixas. Duas das canções já estão disponíveis: “Profane Prophecy” e “Pharmacy Chronicles”.
Segundo o vocalista Chris Robinson, que já havia dado pistas da novidade durante vídeos publicados em dezembro, a criação do vindouro projeto aconteceu em poucos dias e contou com mais experimentação por parte da banda. Em comunicado, o frontman explicou (via Classic Rock):
Nós fizemos este disco ao longo de oito a dez dias. Trouxemos a vibração e a inspiração de ‘Happiness Bastards’ para este álbum, o que resultou numa progressão natural. Experimentamos mais, compusemos guiados pelo instinto e pelo que estávamos sentindo no momento. Rich trouxe uma espontaneidade para o disco que eu não consigo descrever, mas é a melhor coisa que ele já fez.
Para o guitarrista Rich Robinson, o disco representa uma volta às raízes. Ele complementou na mesma nota:
Este álbum soa transformador para nós. Ao voltar às nossas raízes, sentimos aquela faísca no estúdio e na forma como trabalhamos juntos. Criamos algo mais intenso, mas ainda fiel à nossa essência musical.
Jay Joyce, que assinou a produção do antecessor, também ficou responsável pela função em “A Pound of Feathers”. A gravação aconteceu em Nashville, nos Estados Unidos.
