A cantora revelou que teve contato com vozes femininas no metal com os Cradle of Filth e algumas outras bandas, como Tristania e Lacuna Coil, na mesma época em que um amigo de seu namorado lhe emprestou “Angels Fall First” (1997), estreia dos Nightwish. No entanto, foi o segundo álbum da banda finlandesa que realmente lhe causou um impacto.
Trata-se de “Oceanborn” (1998), dono de músicas como “Stargazers”, “Gethsemane” e “Moondance”. Ela disse:
E então, é claro, veio ‘Oceanborn’ (1998), e aconteceu de ter uma música nele que é um cover de ‘Walking in the Air’ [de Howard Blake], do filme animado ‘The Snowman’ (1982). Eu conhecia aquilo da minha infância, então aquilo me pegou ainda mais.A faixa, na versão dos Nightwish, tornou-se um ponto de viragem para a cantora. Ela já fazia aulas de canto, mas ainda não havia encontrado o seu estilo exatamente.
Simone relembra:
Aquele álbum, eu tinha até em cassette – ainda tenho! Minha mãe estava mexendo em algumas caixas no sótão e ela encontrou algumas fitas onde fiz meu próprio mixtape, e ‘Walking in the Air’, dos Nightwish, estava lá. Eu ouvia isso no meu pequeno quarto, sonhando que talvez pudesse ser uma cantora também.
