Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Em actividade há mais de três décadas, os Garbage tomaram uma decisão significativa quanto ao futuro. Actualmente na estrada com o giro “Happy Endings” na América do Norte, a banda resolveu reduzir o números de concertos como headliners devido ao “funcionamento económico da indústria musical”. 

Sendo assim, a série de performances — que vai até o início de novembro — deve ser a última pelo continente no formato, como revelado durante apresentação em Washington DC, nos Estados Unidos, em setembro. E ao tocar em Denver na semana passada, Shirley Manson explicou novamente o porquê em forte discurso, transcrito pela MusicRadar. 

Segundo a cantora, é “insustentável” excursionar na maior parte das regiões por causa dos custos, até mesmo para bandas consolidadas. Apesar de certos artistas pop receberem milhões e ostentarem luxo, a maioria dos músicos enfrenta uma realidade financeira difícil e completamente oposta.

Ela declarou: 

Tem se tornado completamente insustentável para uma banda como a nossa sair em turné para qualquer lugar que não sejam as regiões costeiras. E isso é frustrante, mas tivemos uma carreira gloriosa de 30 anos, e realmente não temos que reclamar. Mas eu falo sobre isso todas as noites porque acho essencial que todos comecemos a entender exactamente o que está acontecendo na indústria musical. É difícil compreender, porque você vê todas essas grandes estrelas do pop, que estão ganhando bilhões e bilhões de dólares, são ricas, glamourosas e incríveis. Mas o problema é que a maior parte da indústria musical não é feita por essas grandes estrelas do pop. É feita por músicos trabalhadores.

Para Shirley, a comunidade musical ainda é pouco protegida pelas autoridades e não possui direitos suficientemente garantidos. Até por isso, a frontwoman trouxe exemplos das dificuldades experienciadas: 

Isso é um alerta para todas as gerações jovens de músicos que vêm depois de nós, e pelos quais sentimos o dever de nos manifestar, porque ninguém está a fazer isso por eles. […] O músico médio ganha US$ 12 por mês no Spotify. Eles dormem em vans, mantêm diversos empregos e entregam-se de corpo e alma todas as noites. Eles sequer conseguem vender um disco e têm o dinheiro tirado por idiotas ricos nas plataformas de streaming, que recebem fortunas das gravadoras, da Ticketmaster, das empresas de merchandising, e a lista continua infinitamente. Há contadores, há advogados. Todos eles estão sendo pagos, excepto o músico.

Por fim, a cantora mandou um recado para o público, que, ao seu ver, será o grande prejudicado diante de tal cenário:

Vocês serão os que perderão gerações de artistas esotéricos, criativos, ousados, excêntricos, rebeldes, agitadores e provocadores. No final, vocês vão receber apenas coisas sem graça.

Garbage atualmente
Recentemente, os Garbage disponibilizaram o seu oitavo álbum de estúdio. Com 10 faixas, “Let All That We Imagine Be the Light” chegou a público no dia 30 de maio por meio da BMG.

A produção ficou a cargo da própria banda e do engenheiro e colaborador de longa data Billy Bush. Por sua vez, as gravações aconteceram no estúdio Red Razor Sounds, em Los Angeles, assim como no estúdio do baterista Butch Vig, Grunge is Dead, e no quarto da vocalista Shirley Manson.

Em declaração para a imprensa, a cantora explicou que a temática do trabalho difere do antecessor “No Gods No Masters” (2021). “Let All That We Imagine Be the Light” apresenta uma perspectiva mais esperançosa e positiva a respeito da vida, como mencionado.