Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Acusações de plágio não são novidade na história dos Led Zeppelin.

Há 40 anos aconteceu uma das mais famosas, quando Willie Dixon processou Robert Plant e Jimmy Page por “Whole Lotta Love”, que seria plágio de “You Need Love”, composição do bluesman gravada por Muddy Waters e Small Faces.

A versão original da faixa, que trazia letra de Dixon, surgiu na voz de Waters em 1962. Em 1966, para seu álbum de estreia homónimo, o Small Faces regravou-a, dessa vez com o título de “You Need Loving”. Em outubro de 1969 os Led Zeppelin lançaram o seu segundo disco, “Led Zeppelin II”, contendo “Whole Lotta Love”, um dos seus maiores hits.

O processo veio só em 1985, quando a filha de Willie Dixon avisou o pai sobre a semelhança após ouvir a canção dos Led Zeppelin na rádio. Os acusados não fizeram muito para se defender. Para a Classic Rock, Page acabou jogando a culpa em Plant: “Robert deveria ter mudado a letra. Ele nem sempre fazia isso, e isso é o que causou a maior parte do problema.”

O vocalista, por sua vez, tratou de proteger o guitarrista, mas admitiu o plágio de forma ainda mais sincera. Plant acreditou que havia se passado tempo suficiente para que a “citação” passasse despercebida. O cantor afirmou: “O riff de Page era o riff de Page. Estava lá antes de qualquer coisa. Eu só pensei: ‘bem, o que vou cantar?’. E foi isso, um lapso. Agora felizmente pago. Na época, houve muita conversa sobre o que fazer. Foi decidido que estava tão longe em tempo e influência… bem, você só é apanhado quando faz sucesso. Esse é o jogo.”    

As provas do plágio dos Led Zeppelin
O ponto que ajuda a comprovar o plágio é a proximidade que os então futuros membros dos Led Zeppelin tinham com o Small Faces na época da regravação da faixa. Steve Marriott, vocalista e guitarrista da banda, confirmou que Page e Plant estiveram em vários shows do grupo e mostraram um interesse especial em “You Need Loving”. No livro “Led Zeppelin: Quando os gigantes caminhavam sobre a Terra” (2008), de Mick Wall, Marriott declarou: “Ele (Plant) cantou igual, fraseou igual, mesmo as paradas no fim eram as mesmas.”

Led Zeppelin e Willie Dixon chegaram a um acordo na Justiça, onde o bluesman recebeu uma quantia não revelada. Lançamentos posteriores a 1985 de “Whole Lotta Love” passaram a creditar o músico como compositor ao lado de Plant e Page.