O Indie é um estilo musical que agrada a diversos tipos de ouvintes, desde os mais tradicionais do rock até aqueles que se interessam por inovações e sonoridades mais experimentais.
No início dos anos 2000, esse estilo viu seu auge com novas bandas no mainstream e apresentando versões mais despojadas e ligadas às raízes do rock, com guitarras contribuindo para a evolução do género.
Pensando nisso, o site UPROXX pediu para que o crítico cultural Steven Hyden reunisse em uma lista os melhores discos Indie lançados no século XXI.
O Indie nos Anos 2000
Apesar de existirem diversas definições para explicar o que é a música Indie, o profissional decidiu usar para a sua seleção a definição que aponta o género como “música com guitarras”, justificando que isso o ajudou a “limitar as possibilidades” e por acreditar que a maioria das pessoas pensam nisso ao ouvirem as palavras “Indie Rock”.
No top 10 da lista divulgada esta semana é possível encontrar obras que não só ajudaram a definir a sonoridade do Indie como também impactaram a indústria de uma maneira mais ampla.
Os discos vão desde o experimentalismo psicadélico de Person Pitch, de Panda Bear, ao Indie Folk de I Love You Honeybear, de Father John Misty, passando pelo emblemático Is This It, álbum de estreia dos The Strokes que inspirou boa parte da cena Indie com os seus acordes, linhas de baixo e letras apresentadas no disco.
Confira abaixo como ficou o Top 10 e veja o ranking completo com os 100 discos escolhidos aqui!
10. Panda Bear — Person Pitch (2007)
09. Fiona Apple — Extraordinary Machine (2005)
08. Interpol — Turn On The Bright Lights (2002)
07. The War On Drugs — Lost In The Dream (2014)
06. Father John Misty — I Love You Honeybear (2015)
05. The Strokes — Is This It (2001)
04. The White Stripes — White Blood Cells (2001)
03. Purple Mountains — Purple Mountains (2019)
02. Destroyer — Kaputt (2011)
01. Wilco — Yankee Hotel Foxtrot (2002)
