Bem vindo(a) ao Mercado Sonoro!

O Mercado Sonoro é uma plataforma de PROCURA E OFERTA de músicos. Com esta plataforma, pretendemos criar um espaço sério e eficaz, de convergência de músicos e não só, de forma a poder responder às expectativas de todos... Esperamos que vos seja útil.

FECHAR
ABRIR
Nota!

Em PROCURA-SE... não iniciem anúncios por Procura-se ou Procuramos, em OFERECE-SE... não iniciem anúncios por Oferece-se.
Não se esqueçam de mencionar SEMPRE a Localidade nos anúncios!
Se não quiserem mostrar publicamente informações de Telefone ou Email nos anúncios, utilizem a tag hide ( ver aqui ).


Volume das "waves" para mistura no DAW (Ableton)


Mais
09 maio 2024 02:56 #94 por zelima
Boas,
utilizo o FL Studio para fazer uns "beats"  e depois exporto o loop  como "wave" para o DAW (neste caso o Ableton). Há uns dias numa conversa com um amigo perguntou-me se eu utilizo a função "Normalize" quando importo as waves para o DAW. Disse-lhe que não, que as utilizo exactamente como vêm exportadas do FL Studio. Ele disse-me que estava a proceder mal e que deveria "normalizar" todas as waves para -1dB ou -2dB e trabalhar a mistura a partir daí. Fiquei na dúvida porque ( no meu entender) da maneira como faço tem resultado bem e nunca me passou pela cabeça tal ideia. Mas será correto o que ele diz? É um padrão ou standard no processo de mistura? Ou cada um deverá assumir o seu método de trabalho?

 

Por favor Iniciar sessão ou Criar conta para enviar uma resposta.

Mais
09 maio 2024 23:25 #95 por xamonix
Olá zelima
eu por acaso faço sempre um "normalize" às waves importadas para o DAW, especificamente até -1dB. E depois trabalho todas as pistas a partir daí. O "normalize " basicamente sobe o volume da wave até ao limite que definires (no meu caso nunca acima de -1dB). Se trabalhares "waves" gravadas de AMPS ou voz, tens que ter cuidado porque ao subires o volume sobe também o "noise floor" que é o ruído que acompanha o sinal audio, criado pela corrente eléctrica, e que pode vir dos AMPs, do Micro, ou até ruídos de fundo, etc...
Os seguintes utilizadores agradeceram: zelima

Por favor Iniciar sessão ou Criar conta para enviar uma resposta.

Desenvolvido por ♥screentype