Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR

Tocar de borla ou quase... as bandas e os músicos amadores

Mais
30 Abr. 2024    #62 por galamba
Já tive a oportunidade de colocar esta questão num outro Fórum, mas nunca é demais falar neste assunto.

Como pessoa ligada à música muito tenho ouvido falar de bandas ou artistas que tocam de borla ou que são muito mal pagos. Sei de bandas de 4/5 elementos a ganharem 100 euros por concerto ( e arcar com despesas de deslocação/estadia). Inadmissível, mas quem é culpado? Acho que os culpados desta situação são aqueles que a aceitam, não só prejudicando-se a si próprios bem como o meio em geral...

Mostro aqui um vídeo que põe os pontos nos "ís". A certa altura diz: "quem não te paga não te respeita"... a ideia a reter é mesmo esta, quem e o que queremos ser como músicos... Deixem de uma vez por todas de engolir a treta do "tocas aqui e ganhas visibilidade ou promoção"... Deixem-se de merdas e mandem à merda quem não vos quer pagar!
Os seguintes utilizadores agradeceram: xamonix, ElsaCantoraFuracãoLeiriaEntertainer

Por favor Iniciar sessão ou Criar conta para enviar uma resposta.

 
Mais
30 Abr. 2024    #63 por afadistado
Na verdade, existem indivíduos, que nem se importariam de pagar para tocar em alguns locais/eventos.
Essa treta da "promoção", "ficar conhecido/a" etc..., serve de desculpa para uns, e de conveniência para quem não quer pagar.
Por exemplo:
Desde que o Fado se tornou património imaterial da humanidade, e começaram a aparecer "toneladas" de turistas na Cidade do Porto, os guitarristas multiplicaram-se como cogumelos, e progressivamente, começaram a "guerra de preços", em que cada um faz mais barato que o outro, de semana para semana.
Instalou-se o desespero, para quem pensou em viver da música, e das "guitarradas" no Fado.
Já é normal, pagarem 25,00 €, a cada um (50,00 €, a dupla), para tocarem 3 e 4 horas, e, por vezes, acrescido de uma sande, e um copo de tintol.
E depois, não faltam também, aqueles que, o que querem é... aparecer.
É em tascos, restaurantes, associações, etc...
Enfim...
Os seguintes utilizadores agradeceram: xamonix, galamba

Por favor Iniciar sessão ou Criar conta para enviar uma resposta.

 
Mais
03 Jun. 2024    #157 por ricky_2009
Mas a pergunta também se faz ao contrário? Quem consentiu que as coisas chegassem ao ponto onde chegaram? Os músicos, claro! Não censuro os empresários, fazem o papel deles que é "atirar o barro à parede".... os músicos quem aceitam é que se puseram a jeito. Já dizia a minha avó: "Não há dinheiro? Não há palhaço!"

E nem é uma questão de números, é uma questão de dignidade e respeito.
 

Por favor Iniciar sessão ou Criar conta para enviar uma resposta.

 
Mais
18 Set. 2024    #321 por galamba
Esta coisa dos músicos mal pagos já não é de agora. Num outro post publicado neste Fórum, alguém argumentava que os músicos mal pagos levam à proliferação de bandas tributo. Até pode ser verdade, mas ninguém pode ficar indiferente à quantidade de músicos brasileiros que assolaram o mercado português neste últimos anos. Não quero parecer racista, mas sei que alguns para manter a permanência no país, são pagos a "uma sandes e um copo de tintol" como alguém dizia. Mão de obra mais barata leva a uma desvalorização do mercado... desvalorização do mercado leva à precariedade do sector!

Por favor Iniciar sessão ou Criar conta para enviar uma resposta.

 
Mais
05 Out. 2024    #369 por MR.M.
Lá está... uma coisa leva à outra... tanto se baixaram que lhes ficou o cú a descoberto. Agora que se querem ser pagos tocam em bandas tributo e afins. Mas não tarda nada isto também descamba. São tantas as bandas tributo que há-de chegar o dia em que andarão "às cabeçadas" para ver quem faz mais barato. E claro os os donos dos bares é que agradecem... - Queres tocar aqui por 100? Tenho quem toque por 50!

Por favor Iniciar sessão ou Criar conta para enviar uma resposta.

 
Desenvolvido por ♥screentype